Modulação hormonal: tire agora suas dúvidas

O corpo humano produz hormônios durante toda a vida. Contudo, a partir dos 30 anos de idade, começa a haver uma diminuição na sua produção, que vai declinando, progressivamente, conforme a idade aumenta.

Para driblar os seus efeitos e amenizar os riscos, existe um tratamento conhecido como modulação hormonal. A queda na produção dos hormônios significa que o organismo renova suas células com menos frequência, o que pode desencadear o surgimento de várias doenças, como câncer, depressão, osteoporose, cardiopatia , entre outros.

Ele vem fazendo sucesso e tem sido muito procurado por uma parcela da população que deseja repor o nível dessa substância no corpo por meio de hormônios bioidênticos. Sendo assim, este artigo visa a esclarecer as principais dúvidas quanto à modulação hormonal com informações relevantes e completas. Acompanhe a leitura!

O que é modulação hormonal?

A modulação hormonal é um tratamento fisiológico que busca restaurar o equilíbrio da quantidade de hormônios produzidos pelo corpo. É considerado um avanço na medicina terapêutica.

O programa de otimização dos níveis hormonais, tanto para homens quanto para mulheres, traz de volta o ápice dos níveis no organismo por meio da reposição de hormônios bioidênticos.

Eles são uma espécie de substância sintética que apresenta uma estrutura molecular bem parecida com aquela que o organismo humano produz, o que, no entanto, não significa a reposição por meio de hormônios já produzidos.

Como funciona?

Alguns médicos e pacientes ainda têm opiniões contrárias quanto ao uso da modulação, porém, cada vez mais, pesquisas têm comprovado a eficiência do tratamento. Por meio de exames clínicos, o médico analisa o perfil do paciente e, a partir daí, estipula o melhor tratamento a ser adotado, levando em consideração o histórico de saúde e os objetivos individuais.

O foco do tratamento é aliar a reposição hormonal à reeducação nos hábitos de vida do paciente, com uma alimentação mais saudável e a prática regular de exercícios físicos. É por isso que ele vem conquistando cada vez mais adeptos.

Quais são os principais efeitos?

A produção de hormônio atinge a sua performance aos 20 anos e, depois, vai diminuindo os seus níveis conforme a idade. A modulação hormonal busca evitar esse processo e, assim, eleva os índices hormonais para que o corpo do paciente alcance, novamente, o seu desempenho máximo.

O seu principal efeito é a diminuição da oxidação das células, proporcionando, assim, o envelhecimento saudável com a redução das consequências.

Quais são as vantagens?

Ele traz uma série de benefícios para o organismo. Vejamos, a seguir, alguns exemplos:

  • aumenta a expectativa de vida;
  • diminui o risco de osteoporose;
  • reduz o percentual de gordura corporal e aumenta a massa magra;
  • aumenta os índices de energia, força e disposição;
  • diminui o cansaço físico e o desânimo;
  • combate a ansiedade, o nervosismo e a irritabilidade;
  • diminui os sintomas da depressão e melhora o humor;
  • previne doenças, como o diabetes, o Mal de Parkinson e o Alzheimer;
  • protege contra males cardiovasculares;
  • aumenta a concentração;
  • aumenta a libido.

Quais são os cuidados que devem ser tomados ao fazer esse procedimento?

O tratamento deve ser personalizado e adequado conforme as necessidades e os anseios do paciente. Os hormônios bioidênticos, por serem substâncias com estrutura molecular bastante semelhante àquelas que são produzidas naturalmente pelo corpo humano, não causam tantos efeitos colaterais.

Porém, como qualquer tratamento médico, é recomendado que ele seja acompanhado por um profissional de confiança. Somente ele poderá prescrever e fazer o uso dos hormônios adequados. Além disso, ele deverá orientar o paciente quanto à importância da nutrição e da prática de exercícios físicos, aliados ao método terapêutico.

A modulação hormonal foca nos resultados benéficos para a saúde e a estética, em médio e longo prazo. Por isso, esse tratamento vem sendo adotado por cada vez mais pessoas que querem viver melhor e amenizar os sintomas do tempo.

Você já realizou o tratamento de modulação hormonal? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe um comentário no post!

agosto 7, 2018

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe este post

Consultório Dr. Bruno LageInstituto Dr Bruno Lage - RecepçãoInstituto Dr Bruno Lage - RecepçãoInstituto Dr Bruno Lage - ConsultórioSala de aplicação de medicamentos e coletaSala de exame de bioimpedânciaConsultório Dermatológico - Dra. Alessandra

Você também pode gostar…

O que provoca a hipertrofia muscular?

O que provoca a hipertrofia muscular?

A hipertrofia muscular é o aumento do tamanho (volume) das células dos músculos. Trata-se de uma resposta fisiológica, que decorre de uma adaptação das células musculares diante de uma maior...

ler mais

Pin It on Pinterest