Jejum intermitente: quanto tempo devo ficar em cada protocolo?

O jejum intermitente (ou dieta intermitente) é um método de perda de peso que visa intercalar períodos de jejum com períodos de alimentação. O objetivo é fazer com que o corpo utilize os estoques de gordura e com isso haja uma perda de massa gorda.

O protocolo jejum intermitente pode variar entre 10 e 24 horas de jejum, que pode ser feito diariamente ou somente em alguns dias da semana. Os períodos em que a alimentação é permitida são chamados de janelas de alimentação. Fora deles, a pessoa deve ingerir líquidos que não possuam calorias como agua, chás e café sem açúcar.

Nessa postagem vamos falar sobre como fazer jejum intermitente, o protocolo jejum intermitente, assim como seus benefícios e indicações.

Protocolo Jejum Intermitente – Como funciona

Quantas horas devemos ficar sem comer para ter todos os benefícios do jejum intermitente? Há um período de tempo certo? Qual o melhor protocolo jejum intermitente? 10, 12, 16, 18 ou 24 horas?

A dieta intermitente não é uma dieta em si e dentre os benefícios podemos citar:

  • Diminuição da resistência à insulina.
  • Longevidade.
  • Aumento dos níveis de Hormônio do Crescimento.
  • Melhora da Saúde Mental.
  • Promove a auto limpeza do corpo, estimulando a autofagia, um mecanismo de renovação celular de nosso organismo.

Existem diversos protocolos de jejum intermitente que pedem mais ou menos horas de jejum e, antes de conhece-los, no entanto, é importante ressaltar que a escolha da melhor forma de seguir um jejum intermitente deve ser conversada com um especialista (endocrinologista, nutrólogo ou nutricionista), que fará exames específicos e saberá dizer o melhor protocolo para sua saúde.

O jejum de 12 horas é o tipo mais comum. Você passa metade do dia sem comer e é recomendado que você faça 3 refeições ao longo do dia.

O jejum de 14 horas é uma excelente opção para iniciantes. A diferença para o primeiro é o aumento de 2 horas de jejum e você tem uma janela de 10 horas para realizar as refeições.

Jejum de 16 horas. O protocolo Sistema Leangains foi desenvolvido por um sueco e propõe que a pessoa fique de jejum por 16 horas, podendo fazer entre duas e três refeições nas oito horas restantes.

O jejum de 18 horas é um pouco mais avançado do que o anterior e a janela de alimentação é de apenas 6 horas. Pode ser realizado todos os dias desde que você tenha passado por todos os protocolos acima, respeitando o tempo de adaptação de cada um deles.

O jejum de 24 horas é conhecido como Eat-stop-eat (coma-pare-coma) e consiste em se alimentar apenas uma vez por dia. É um protocolo avançado e deve ser feito por quem já está bem adaptado com o protocolo de 16 horas.

Como fazer jejum intermitente Perda de peso 

Agora que você sabe como funcionam os protocolos, vamos falar sobre a perda de peso com o jejum intermitente.

Quando você acaba de se alimentar, o organismo começa a dar um destino para a energia absorvida em forma de glicose. Para tanto ele ativa o hormônio insulina, responsável por colocar o açúcar dentro das células.

A energia que não será utilizada pelas células é armazenada pela insulina em forma de tecido adiposo, ou seja, gordura.

Depois de um tempo essa energia se esgota e o corpo é obrigado a usar essas reservas. Ele recorre tanto ao glicogênio, uma forma de energia armazenada nos músculos, quanto ao tecido adiposo, e neste momento ativa hormônios que atuam na quebra de gordura (lipólise), como o glucagon.

A perda de peso começa acontecer quando o glucagon e outros hormônios que quebram gorduras ficam mais tempo atuando no organismo. E esse é o objetivo do jejum intermitente.

O protocolo também evita grandes picos de insulina o que pode prevenis a resistência à insulina, mas para isso é preciso tomar cuidado para não exagerar nos carboidratos ao retomar a alimentação.

Além das vantagens já citadas, os protocolos de intermitente também trazem outras vantagens como, maior disposição, clareza mental e controle da glicemia e insulina.

Gostou da publicação? Saiba mais sobre protocolo jejum intermitente, perda de peso, como fazer jejum intermitente e dieta intermitente em nosso blog.

dezembro 7, 2020

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe este post

Consultório Dr. Bruno LageInstituto Dr Bruno Lage - RecepçãoInstituto Dr Bruno Lage - RecepçãoInstituto Dr Bruno Lage - ConsultórioSala de aplicação de medicamentos e coletaSala de exame de bioimpedânciaConsultório Dermatológico - Dra. Alessandra

Você também pode gostar…

Pin It on Pinterest