Mitos e verdades sobre a hipertrofia muscular

Em busca de um corpo mais definido, tonificado e com mais massa muscular, muitas pessoas acabam fazendo dieta e treinos sem orientação e, assim, acabam cometendo erros, negligenciando a saúde e se frustrando, já que não conseguem atingir as metas estabelecidas. Por isso apresentamos neste post mitos e verdades sobre a hipertrofia muscular para que a sua rotina de treino e alimentação seja mais efetiva. Confira!

Hipertrofia – Mitos

Tomar suplementos é suficiente para aumentar a massa magra?
Mito. Nenhum suplemento é capaz de fazer milagres sozinho. Na verdade, a suplementação favorece o aumento de massa muscular em atletas e praticantes de atividades físicas que seguem uma rotina de treinos com esse objetivo.

A balança é capaz de avaliar a massa muscular?
Mito. A balança avalia apenas o peso corporal total. A bioimpedância, por sua vez, é mais completa, já que é capaz de avaliar os percentuais de gordura e de massa magra, índices relevantes para quem quer hipertrofiar.

Quem deseja hipertrofiar deve eliminar os carboidratos?
Mito.
O fato das proteínas serem grandes aliadas de quem quer aumentar a massa muscular não torna os carboidratos dispensáveis. Na verdade, os carboidratos simples devem ser substituídos pelos complexos, a exemplo de batata doce e aveia.

Hipertrofia – Verdades

O horário da suplementação de Whey é relevante?
Verdade. A suplementação de Whey pós-treino é capaz de potencializar os efeitos da musculação e acelerar a recuperação muscular. No entanto, a suplementação é muito mais efetiva quando acontece logo após o treino. Duas horas depois, por exemplo, não traz os mesmos resultados.

A concentração de testosterona interfere na hipertrofia muscular?
Verdade. O hormônio masculino testosterona, em homens e em mulheres, é grande aliado da hipertrofia. A qualidade de sono, vida sem muito estresse e a própria atividade física poderá potencializar a testosterona. Diferentemente do abuso do álcool e contraceptivo que fazem diminuir.

Controlar o cortisol é fundamental?
Verdade. Fundamental para o organismo, o cortisol, conhecido como “hormônio do estresse”, quando em descontrole, é prejudicial, inclusive para quem deseja hipertrofiar. Em excesso, pode reduzir os músculos. Em baixa, provoca dores musculares. Busque o equilíbrio.

O ganho de massa favorece o emagrecimento?
Verdade.
É possível dizer isso, se considerarmos que, ao aumentar a massa magra, há uma significativa aceleração do metabolismo e, consequentemente, a massa magra substitui a gordura, o que não interfere necessariamente no peso corporal.

Descansar é fundamental?
Verdade. Durante o sono, ocorre a recuperação dos tecidos , o que favorece o aumento de massa magra. Planejamento é fundamental? Verdade. Gerencie seu tempo, estabelecendo dias e horários de treino e de descanso. Afinal, treinar todos os grupos musculares todos os dias é ineficiente. Lembre-se: dê tempo ao tempo, inclusive para os seus músculos.

De toda forma, para alcançar a tão sonhada hipertrofia muscular, tenha disciplina e procure ajuda profissional. A equipe do Instituto Dr. Bruno Lage está pronta para te ajudar a ajustar sua alimentação e adequá-la a sua rotina de treinos. Conte com a gente!

fevereiro 14, 2020

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe este post

Consultório Dr. Bruno LageInstituto Dr Bruno Lage - RecepçãoInstituto Dr Bruno Lage - RecepçãoInstituto Dr Bruno Lage - ConsultórioSala de aplicação de medicamentos e coletaSala de exame de bioimpedânciaConsultório Dermatológico - Dra. Alessandra

Você também pode gostar…

O que provoca a hipertrofia muscular?

O que provoca a hipertrofia muscular?

A hipertrofia muscular é o aumento do tamanho (volume) das células dos músculos. Trata-se de uma resposta fisiológica, que decorre de uma adaptação das células musculares diante de uma maior...

ler mais

Pin It on Pinterest