Insônia – dormir pouco engorda? Influência do sono no ganho de peso

Qual o tempo ideal de sono para um adulto? Seis, sete, oito horas? O que a quantidade do sono influencia no ganho de peso? Antes de qualquer coisa devemos considerar que cada pessoa tem um ritmo biológico individual, alguns ficam bem quando dormem 6 horas, outros ficam bem quando dormem 12 horas. A insônia, por outro lado, pode fazer com que as pessoas desconfigurem seu ritmo biológico e elas acabam, na maioria das vezes, comendo mais aumentando o ganho de peso.

É necessário considerar que quanto menos horas dormimos, mais tempo temos para comer e beber e, por outro lado, indivíduos que dormem muito pouco tem menor probabilidade de serem fisicamente ativos, o que diminui a queima calórica. 

Outro ponto importante é a restrição de sono levando ao aumento de cortisol e a baixa tolerância à glicose, o que aumenta risco de diabetes. Bem, dormir pouco engorda, e podemos ver que não é só pelo fato de comermos mais.

Distúrbios do sono Ganho de peso

A qualidade do sono é responsável pelo equilíbrio de muitos processos fundamentais no nosso organismo. Além de atuar diretamente na disposição, na regulação hormonal e na sensação de bem-estar, a qualidade do sono está relacionada diretamente com o ganho de peso.

Dormir bem previne o ganho de peso e ajuda a regular a porcentagem de massa gorda e magra no corpo. Aliado à alimentação equilibrada e à prática de exercícios físicos, o sono é a parte fundamental no processo de emagrecimento e ganho de qualidade de vida. 

A insônia é um tipo dentre os distúrbios do sono e é caracterizada pela incapacidade de iniciar ou manter o sono. Geralmente causada por hábitos inadequados e pode estar relacionada com distúrbios do humor, como ansiedade e depressão, sendo difícil saber qual vem primeiro. Se os sintomas ocorrerem pelo menos três vezes por semana e por mais de três meses, a pessoa tem um quadro crônico.

Tratamento para insônia

Grande parte das vezes a insônia não está relacionada a doenças graves e os tratamentos para insônia podem começar com uma pequena mudança de comportamentos. Algumas ações recomendadas para o tratamento para insônia, são:

  • Ter horários fixos para deitar e acordar.
  • Fazer atividades relaxantes antes de dormir
  • Usar cortinas, blackouts, mascara para os olhos e protetores de ouvido.
  • Evitar cafeína, nicotina, álcool, certos medicamentos.
  • Praticar atividades físicas.
  • Evitar o uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir.
  • Evitar sonecas durante o dia.
  • Comer alimentos leves durante a noite.
  • Meditação.

Durante o sono, ocorrem processos fundamentais para o metabolismo, principalmente no que se refere à produção e à circulação de hormônios no corpo. Várias substancias são produzidas a noite e que tem relação forte com o sono e o peso. Um dos hormônios mais importantes secretados nesse período é o do crescimento (GH). Nos adultos, ele é responsável por manter o vigor físico, reconstruir e proteger os músculos e prevenir o acumulo de gordura. Com a baixa de produção desse hormônio por causa da falta de sono, o corpo tende a preservar a gordura e queimar a massa muscular.

Melhorar sua noite de sono é benéfico para o organismo em todos os sentidos. Primeiramente procure ter uma rotina adequada e sono. Estabeleça horários, evite luzes acesas e evite, principalmente, realizar trabalhos importantes ou exercícios intensos antes de dormir.

Gostou da publicação? Quer saber mais sobre distúrbios do sono, insônia, ganho de peso e tratamento para insônia? Acesse nosso blog.

setembro 30, 2020

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe este post

Consultório Dr. Bruno LageInstituto Dr Bruno Lage - RecepçãoInstituto Dr Bruno Lage - RecepçãoInstituto Dr Bruno Lage - ConsultórioSala de aplicação de medicamentos e coletaSala de exame de bioimpedânciaConsultório Dermatológico - Dra. Alessandra

Você também pode gostar…

Pin It on Pinterest