Entenda os principais sintomas de intolerância alimentar!

Chamamos de intolerância alimentar a dificuldade que o corpo tem em fazer a digestão de forma natural, não sintomática, que pode ocorrer por falta de enzimas ou existência de elementos irritantes no próprio alimento.

Não é raro encontrar pessoas que tenham intolerância a alimentos que contenham, por exemplo, lactose e glúten e também a ovo, condimentos e conservantes. Portanto, os alimentos que podem provocar os sintomas de intolerância alimentar são tão diversos quanto comuns. Ou seja, não é uma questão de ter maus hábitos alimentares. Trata-se de uma disfunção do corpo que pode acontecer com qualquer indivíduo em qualquer período da vida.

A principal dificuldade de quem sofre com o problema ocorre por falta de conhecimento, em que a pessoa acaba ingerindo os alimentos que prejudicam a digestão, sente os sintomas mas não associa a intolerância alimentar.

Neste post, vamos explicar os principais sintomas de intolerância alimentar para você conseguir identificá-la. Não deixe de ler!

Dores abdominais

O desconforto abdominal pode surgir a qualquer momento após a ingestão do alimento a que a pessoa é intolerante, e isso é um indicativo de que o estômago não consegue digeri-lo.

As dores abdominais podem ou não ser aliviadas com remédio ou chás, porém, deve-se observar se isso acontece sempre após a ingestão de algum alimento ou condimento específico e evitá-lo.

Inchaço na barriga

Muitas vezes, além das dores abdominais, acontece o inchaço na barriga, também ocasionado pela dificuldade de digestão. Algumas pessoas podem confundir esse inchaço com saciedade por ter comido muito.

Diarreia

Um dos sintomas mais característicos da intolerância alimentar é a diarreia. A ida ao banheiro logo após comer determinado alimento costuma ser o alerta para o paciente entender que algo na alimentação não lhe fez bem. A diarreia provoca a perda de água e nutrientes, que precisam ser repostos depois.

Constipação intestinal

A constipação intestinal ocorre quando se fica sem evacuar por mais de três dias seguidos após a ingestão do alimento. Essa desregulação intestinal também pode ocorrer ao tomar medicamentos para prender ou soltar o intestino. Quando isso ocorrer, indica-se a ingestão de alimentos ricos em fibras e de água mais vezes durante o dia.

Náuseas e azia

A sensação de queimação no estômago, de que vai vomitar a qualquer momento, também pode mostrar que você é intolerante a algum alimento. Muitas vezes, as náuseas e a azia podem ser confundidas com gastrite alimentar.

Por fim, vamos a uma informação importante. Você provavelmente já ouviu os dois termos: intolerância e alergia alimentar. Mas eles não são a mesma coisa!

A alergia ocorre quando o sistema imunológico tenta expulsar do corpo o que entende que lhe causa dano, atingindo, em alguns casos, inclusive as vias respiratórias e o sistema cardiovascular. Já a intolerância provoca sintomas mais leves, de rápido tratamento, mas igualmente desconfortáveis pela não digestão do alimento, mas sem afetar o sistema imune.

O exame para diagnóstico do problema deve ser realizado ao identificar os sintomas ou através do teste de intolerância alimentar, permitindo saber exatamente o que evitar para não passar por tanto desconforto. Recomenda-se que o paciente seja orientado por um médico ou nutricionista sobre o nível e a gravidade de sua intolerância, recebendo, assim, o tratamento e a reeducação alimentar.

Compartilhe este texto nas suas redes sociais e, dessa forma, ajude mais pessoas a conhecerem esse problema!

julho 17, 2018

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe este post

Consultório Dr. Bruno LageInstituto Dr Bruno Lage - RecepçãoInstituto Dr Bruno Lage - RecepçãoInstituto Dr Bruno Lage - ConsultórioSala de aplicação de medicamentos e coletaSala de exame de bioimpedânciaConsultório Dermatológico - Dra. Alessandra

Você também pode gostar…

Pin It on Pinterest