[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”4.6.1″ _module_preset=”default”][et_pb_row _builder_version=”4.6.1″ _module_preset=”default”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.6.1″ _module_preset=”default”][et_pb_text _builder_version=”4.7.7″ _module_preset=”default”]
Alcançar a performance esportiva desejada envolve vários comportamentos como mudança de foco, aumento da disciplina, eliminação dos sentimentos que comprometem resultados, entre outros. O aumento da performance esportiva depende da disciplina e das mudanças de hábitos. Apenas praticar exercícios físicos pode não ser o suficiente. A mudança tem que ser por completo.
Atletas profissionais e até mesmo praticantes de exercícios físicos buscam constantemente melhorar seu desempenho esportivo, aumentar sua resistência e atingir melhores resultados. Bem, não existem fórmulas mágicas para alcançar essas metas, mas seguir algumas pequenas dicas pode fazer toda a diferença.
Medicina do esporte e a Performance Esportiva
A medicina esportiva, ou medicina do esporte, é a especialidade médica que estuda como os exercícios físicos influenciam na saúde das pessoas, sejam elas esportistas ou não, bem como a falta de exercício.
Outro aspecto estudado na medicina do esporte é a lesão. As lesões podem ser provocadas durante a realização de diversos tipos de atividades físicas. O objetivo é ter respaldo para encontrar as possíveis curas e tratamentos de lesões causadas por exercícios.
Mas como conseguir alcançar uma boa performance esportiva?
Bem, o primeiro passo é sempre se manter hidratado. Beba bastante água, pois a falta de água atrapalha na hidratação das células e é uma questão importante para impedir um colapso fisiológico.
A água é importante para todos os processos metabólicos e sua falta reduz a eficiência nas atividades físicas.
Em segundo lugar, tenha uma alimentação adequada e balanceada. A alimentação balanceada e nutritiva é um dos pilares mais importantes para garantir uma melhor performance esportiva. A quantidade de carboidratos, proteínas e gorduras boas deve ser balanceada para atender a rotina diária profissional e de atividades físicas.
Composição corporal e as Mídias Sociais
A internet, as mídias sociais e os influenciadores. Isso é um problema. Atualmente existem diversos perfis influenciadores nas mídias sociais que falam sobre dietas e reprogramação alimentar. Muitas dessas dicas são passadas, as vezes, por profissionais sem formação na área ou mesmo celebridades de diversos segmentos.
A dieta influencia diretamente na sua composição corporal. A composição corporal é o conjunto dos componentes que formam a massa corporal. Tal variável é de suma importância para prescrição de rotinas de treinamento e para a avaliação de evolução do paciente ou atleta.
É interessante trabalhar de forma interdisciplinar com os profissionais da nutrição, educação física, fisioterapia, endocrinologia, nutrologia, etc. buscar a orientação de profissionais qualificados é um passo importante para alcançar uma boa performance esportiva.
Consuma os suplementos certos. O mercado fitness se expandiu devido ao interesse dos indivíduos pela performance esportiva. Atualmente, existe uma grande variedade de produtos para atender uma demanda que preza por qualidade e sabor.
Primeiramente, você precisa entender quais são as carências do seu organismo e as necessidades de suplementação para que a utilização de suplementos seja realizada de forma correta. Até porque, a ingestão incorreta das substâncias pode atrapalhar o desenvolvimento físico e muscular, além de causar outros danos.
Para finalizar, trabalhe a sua atenção. Tenha foco. Melhorar sua performance não acontecerá da noite para o dia e nem adianta folgar algumas vezes e intensificar mais nas outras. Para se obter o efeito esportivo desejado, é preciso disciplina, foco e persistência.
Tenha disciplina, foco e persistência. A melhoria da performance esportiva é uma meta desejada pelos adeptos a uma boa saúde e que gostariam de se superar em relação ao estado inicial.
Gostou da publicação? Quer saber mais sobre medicina esportiva, composição corporal, exercícios físicos e performance esportiva? Entre em nosso blog.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]